sexta-feira, 7 de setembro de 2012

BRUNO FILIPE


31 de Agosto de 2011 data do seu nascimento
11 de Agosto de 2012 data do seu baptizado
31 de Agosto de 2012 completa um ano


Vou falar-vos de um príncipe. Um bebé delicado e bonito, de rosto angelical e muito expressivo. Poderia ser um modelo das figuras infantis de Murillo ou Rafael. Mas é um pequenino ser humano, espantosamente formoso, pois parece desenhado e pintado por um artista de fama. “Uma estampa”, como já alguém disse.
Através dos seus chilreios, vai revelando a sua personalidade. Auxiliado pelos móveis ou pela mão de algum adulto, palmilha metros em segundos. Adora os seus brinquedos com especial predilecção pelos didácticos e os electrónicos. Sempre lhe dizem alguma coisa e a sua memória retém as surpresas com invulgar elasticidade.
Bruno Filipe é um principezinho a quem não falta nada. Não nasceu em berço de ouro mas desde os prenúncios de gravidez de sua mãe, uma onda de afectos e solidariedade invadiu todo o reduto familiar com a perspectiva notória de um invulgar acontecimento.
No dia 15 de Maio de 2011 teve lugar o “Chá do Bebé”. Estiveram presentes cerca de vinte convivas. Perante a barriga proeminente de sua mãe, Bruno recebeu uma forte e prolongada salva de palmas, mensageiras do carinho e ternura que ele inspirava e das energias positivas que todos lhe queriam manifestar, afastando a realidade adversa que ele desconhece.

“Um dia, uma pastora,
larau, larau, larito,
do leite do seu gado,
mandou fazer um queijito.

O gato espreitava,
Larau, larau, larito,
Ele metia a pata
E também o focinhito…”

Ao som da voz que canta e o embala, Bruno adormece como um passarinho. Não se sabe se ele escuta a história até ao fim, de olhos meio cerrados, tentando não ceder ao imperativo do sono mas não tardará em querer saber o que aconteceu ao gato quando a pastora se zangou.
Bruno não aprecia a rotina e tem sempre o seu interesse motivado para os brinquedos complicados, em especial aqueles que o incentivam a descobrir mundos novos para a sua imaginação, mal desperta ainda. Botões e teclados são o seu encanto.

Quando eu digo que não lhe falta nada, não exagero. Possui dois pergaminhos inestimáveis: é uma criaturinha saudável e goza da primazia de uns pais espectaculares.
Sua mãe trata-o com mais sensibilidade e determinação do que se ele fora um tesouro. Bruno é mais do que um tesouro; é tudo para aquela que o deu à luz. E mesmo este “tudo” é impossível de descrever.
Mas que é um filho para uma mãe, aquela que o sabe ser?
Para além das palavras, do requinte de apreciação e da nobreza dos afectos existente entre mãe e filho, este é “um pedaço da sua alma”, “carne da sua carne”, renúncia e sacrifício, espelho dos seus sentimentos. Não há fim para tão grande afinidade, passem os anos que passarem.

Bruno goza de outro privilégio. Tem um pai que bem pode servir de exemplo a muitos pais. É um pai presente a tempo inteiro mesmo quando não está. Na medida dos hábitos quotidianos, a experiência de cuidar de um bebé sempre que necessário, adquire foros de autêntica cumplicidade, camaradagem, divertimento. Neste domínio, avulta um carinho e delicadeza tais que pai e mãe se confundem e não se distingue quem venera mais este príncipe no seu pequeno trono enriquecido pelo amor familiar de uma legião de tios e primos que adoram brincar com ele.

Diz-se que os membros da família, os parentes directos constituem um exército de segurança, os anjos da guarda dos seres indefesos que são colocados no mundo e não percebem as suas ciladas.
No dia do seu baptismo, Bruno conquistou mais dois vigilantes: os padrinhos. Um símbolo e penhor de amizade traduzidos pela água, pelo sal e pelo óleo.

Para Bruno Filipe, um novo horizonte se irá desenrolar na sua frente, pleno de peripécias, lutas, vitórias. Enquanto pequeno, enquanto jovem, terá sempre a orientá-lo a força e método de quem muito o ama. Quando for adulto, saberá destrinçar o bem do mal pelos valores que foi aprendendo.
Mas uma verdade é esta, terrivelmente avassaladora:
Bruno Filipe será sempre o PRINCIPE dos nossos corações.


4 comentários:

  1. Bruno é realmente um bebé muito amoroso. Parabéns pelos seus primeiros passinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei a ilustração que fizeste de Bruno Filipe, o nosso bebé. Todos os motivos que compõem a imagem são reais e convivem com ele diariamente. Divertimo-nos muito com as suas “gracinhas” quando palra com os brinquedos, principalmente com os cães e gato peluches, maiores do que ele.
      Como se pode ver das fotos, a sua expressão é genuína; a de um bebé feliz que gosta muito do Tulli, das Bolas Saltitonas, dos Bebés Cozinheiros, e outros programas animados mas revela excecional preferência por abrir e fechar fechos éclair, teclados e botões do computador. Os brinquedos falados, acha-os uma grande “seca”. Tem mais predileção por “alta tecnologia científica” como folhear pastas e manobrar as ferragens e devassar gavetas para esquadrinhar a “tralha” que está dentro. Claro, o que não interessa, espalha a longa distância.
      Para além de nos divertirmos muito com as descobertas com que se vai defrontando, não deixa de constituir uma contínua ameaça de dor de cabeça, pois nunca se sabe o que vai acontecer a seguir.
      Quando o envolvemos nos braços e o colocamos na janela para olhar o mundo que o espera lá fora, vemos o seu olhar sério, misterioso, inquiridor, seguindo o reboliço das ruas e das pessoas.
      Que futuro o aguarda? Não podemos deixar de perguntar.
      Seja o que for, pela graça de Deus que no-lo trouxe, estaremos sempre de vigília à sua infância e à sua adolescência; à sua juventude e maturidade. E o matiz com que ele souber e puder colorir o mundo, será sempre o reflexo dos valores que adquiriu.
      O resto… é a velha incógnita que a todos cabe e que ensina a viver bem uma coisa de cada vez.
      Obrigada, Belucha, pelo teu comentário me ter inspirado estas palavras e uma imensa, intraduzível gratidão a Deus, ao Todo Universal de que Bruno Filipe faz parte.

      Eliminar
  2. Como sempre mamã, as tuas palavras são sábias e descrevem na perfeição este meu pequenino ser que tanto amo, tal e qual como aos seus manos. Todos os 3 são o meu maior tesouro, a minha grande razão de viver!
    Agradeço a Deus cada dia pela benção grandiosa que me concedeu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comoveram-me as tuas palavras até às lágrimas Que homem e mulher, na situação de progenitores conscientes e obedientes à voz do sangue, não sentirá amor pelos seus filhos e não fará tudo para os ajudar a vencer todos os percalços da vida?
      Infelizmente, sabemos que muitas crianças nascem sem horizontes e não são essa bênção tão sublime porque outras circunstâncias lhes negam esse direito.
      Bruno Filipe tem a suprema felicidade de possuir e gozar de um ambiente nobre. Refiro-me aos sentimentos e virtudes essenciais, ao repositório de energias positivas que inspiram o melhor caminho para educação e crescimento do bebé. Um lar onde se fomenta a paz, a ternura, a compreensão, a tolerância e a regra fortalece os laços familiares e alicerça a segurança.
      Tudo isto te ajuda a criar as condições elementares para a felicidade do teu, nosso, pequenino, assim como já o experimentaram os teus outros dois filhos, Patrícia e David Alexandre.
      Uma enorme auréola de Amor vos reuniu num invólucro, defensor das tempestades.
      Desde sempre, querida Xana, no maremoto das angústias e temores, te ergueste das cinzas, como a Fénix, mais forte e esperançada do que nunca. Porque atrás de um dia outro vem e em cada manhã que desponta podes contemplar a graça de teres sido mãe, a mais bela e sublime dádiva que uma mulher, com M grande, pode obter dos dons divinos daquele que nos rege desde os princípios e recompensa sempre quem nunca se desligou do concerto que com ele estabeleceu desde a criação e foi lema dos nossos antepassados.
      Bruno Filipe é o elo gigantesco de uma geração e tem entre os seus deditos harmoniosos e inteligentes as rédeas de um trenó pronto a desfilar pelas alamedas de uma travessia, límpida como a neve dos Alpes.
      Que o sol brilhe no seu destino, os astros lhe sejam sempre propícios e a sociedade o promova como modelo de um personagem que faz parte dela e que para ela contribui como elemento ativo excelente, no progresso e na prosperidade.
      Por tudo o que foi dito e por muito mais, Bruno Filipe é um cidadão, um bebé cidadão de pleno direito e plena regalia, no mundo, na Terra, na galáxia do seu signo zodiacal.
      Parece incrível como certas coisas acontecem. Entre a realidade e o mito, Bruno Filipe formoso e perfeito como um deus olímpico, Inteligente e audaz como um menino em desenvolvimento, cioso das suas prerrogativas, dinamiza tudo e todos à sua volta e é o centro de todas as atenções.
      Que faz ele agora?
      Adormeceu.
      Talvez sonhe com o ninho confortável do útero de sua mãe onde estivera oculto e defendido. Alguém vela o seu sono, os seus horários, tudo o que lhe diz respeito.
      Espera-o um circuito de deveres e obrigações e contrariedades até. Foram um grande aborrecimento, as dores abdominais, a prisão de ventre e o rompimento dos seus primeiros dentitos.
      Presentemente, aparte o incómodo das vacinas, tudo corre bem. Tem quem se preocupe com ele e se associe às brincadeiras no seu banho. Por isso, é cedo para prever coisas menos boas.
      É cedo para acordar!

      Eliminar

Violar os Direitos de Autor é crime de acordo com a lei 9610/98 e está previsto pelo artigo 184 do Código Penal.

Por isso NÃO COPIE nenhum artigo deste blogue ou parte dele, sem dar os devidos créditos da autoria e sem colocar o link da postagem.

Muito obrigada!