quarta-feira, 25 de julho de 2012

MULHER EM FORMA DE CORAGEM


22 de Julho de 2012


ALEXANDRA
MULHER EM FORMA DE CORAGEM


No somatório de barbaridades que ocorrem no percurso das nossas existências, umas, que explodem pelo mundo fora, outras que nos tocam de perto ou somos delas protagonistas, há sempre símbolos vivos, marcos indeléveis que prevalecem e resistem ao confronto com a adversidade, com as facetas incontroláveis da intempérie.
O destino das pessoas é uma incógnita. E se é certo que “Deus escreve direito por linhas tortas”, nada escreveu de tão belo e heróico como no traçado da vida desta mulher, hoje jovem mãe de família, de cujos filhos se pode orgulhar pelos valores que lhes incutiu e pela educação que sempre lhes deu, apesar das contingências quotidianas.
Um dia, Alexandra, adolescente ainda, foi atrás de um sonho. Enquanto durou, as pétalas perfumadas do seu dia-a-dia, foram misturando os espinhos acerados de cardos que lhe golpeavam as veias e a alma.
Quem puder contar a odisseia de Alexandra ao longo de um trajecto que longe está do meio século, terá de se enquadrar bem no círculo em que ela sempre se movimentou, não permitindo que o seu espírito deixasse de avaliar lucidamente o ponto fraco, o momento de ouro e o salto de mudança - o tal “escrever direito”, por “linhas tortas”.
Alexandra desceu aos infernos, sofreu e fez sofrer. Mas atingiu o Tabor das grandes transfigurações. Mulher de estandarte na mão, aguerrida perante os vendavais, coerente perante as necessidades do presente, lutadora e determinada, venceu a pior batalha da sua vida: ela própria.
A partir daí, as pequenas batalhas travadas minuto a minuto, não passam de escaramuças doseadas pelo orgulho que sente em possuir uma mens sana in corpore sano(a), de ser mãe de três filhos espetaculares, de ter construído o que possui à custa do seu esforço e do seu trabalho, firmemente decidida a manter e aperfeiçoar o que conquistou, o que lhe adoça a vida, o que a faz respirar e encher de ar os pulmões; o que a leva a olhar em frente, o seu horizonte, a esteira luminosa do sol desdobrado sobre o seu oceano de orientes e de poentes, a renovação constante, permanente da esperança e do optimismo.
Saúdo Alexandra neste dia do seu aniversário, no limiar das suas duas décadas palmilhadas no calendário das suas renúncias e flagelos, no turbilhão das suas alegrias e angústias, na certeza de que ela é um exemplo de grande Mulher e de grande Mãe. Mulher que soube espezinhar a serpente que lhe ameaçava o calcanhar.
Mãe, que elevou os seus filhos acima da sua cabeça, nas passagens terríveis do Mar Vermelho da sua existência.
Alexandra, a Xana para os íntimos ou a Xaninha das ocasiões especiais, pode compreender hoje que é uma pessoa vitoriosa, de espírito aberto e coração tolerante.
Há dois meses, foi avó. E espera vir a sê-lo de novo.
Na sua memória perpassam as histórias de encantar que um dia contará aos pequeninos seres, inocentes das realidades dos mais velhos.
Ao começar…”Era uma vez”…
- Vovó, porque têm água os teus olhos?
É o brilho da alegria. Só Deus e ela sabem como se sente rica e realizada. E o caminho que tiver de percorrer na continuidade do seu universo, deparar-se-lhe-á forrado de experiências, um tesouro incalculável que norteou o seu conhecimento.
“Por linhas tortas, Deus escreveu direito” uma página dourada da história de Alexandra cujo passado rescaldado no presente, terá a sua glória no futuro.

(a) - "Uma mente sã num corpo são" - é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


6 comentários:

  1. Eu vejo a minha irmã (Alexandra) como uma mulher de armas em punho envolta num escudo por baixo desse escudo está o seu corpo frágil a qualquer atingimento e debaixo dele também está os seu queridos filhos que ela defende a todo o custo. Sim porque não é fácil mas ela sempre consegue. Parabéns querida! E parabéns também por todas as vitórias conseguidas!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu comentário, vestido de verdade nua e crua, trouxe-me à memória alguns nomes de mulheres famosas, autênticas heroínas: a Padeira de Aljubarrota, Maria da Fonte, Deuladeu Martins, Joana d’Arc, Madame Curie, Florence Nightingale, Teresa de Calcutá, etc… Umas, pela defesa da Pátria e dos seus ideais, outras pelo bem da ciência e outras, auxiliando o próximo. Destas, a História lembra-se. Mas quantas mulheres, no anonimato das suas vidas, são lembradas pela sua coragem, força e determinação? Quem sabe dar-lhes o devido valor? Quem as enaltece e admira? E no entanto, quer no trabalho profissional, quer no ambiente doméstico, quer na educação dos filhos, são o deslumbrante esteio da família, as raízes de uma nação. Destas mulheres de que mal se fala, e tantas haverá, Alexandra é o exemplo fidedigno de estoicismo, luta e independência, tudo isto contornado por um grande coração. Só desejo que ela sirva de exemplo a todas aquelas que se deixam abater pelo desânimo e pelo pessimismo.

      Eliminar
  2. Obrigada mamã! Ninguém conseguiria me descrever melhor. Adoro-te! Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que mãe pode chamar-se com este nome que não conheça os seus filhos?
      Eu poderia dizer que te conheço como a “palma das minhas mãos”, como o “sangue que me corre nas veias”, como a “menina dos meus olhos” e te sinto como “um pulmão que respira”. Mas todas estas frases não significariam nada ao lado do sentimento maternal que só o nascimento de um filho concede.
      Por isso, eu sei que compreendes o que quero dizer sem palavras. Porque não há palavras que descrevam a ligação entre mãe e filho, ambos vencedores de todos os atritos que, eventualmente, surjam para os separar. Podem ter cortado o cordão umbilical físico mas ninguém consegue cortar o cordão umbilical do amor que para sempre os une. Um amor que tem o selo de eternidade.

      Eliminar

Violar os Direitos de Autor é crime de acordo com a lei 9610/98 e está previsto pelo artigo 184 do Código Penal.

Por isso NÃO COPIE nenhum artigo deste blogue ou parte dele, sem dar os devidos créditos da autoria e sem colocar o link da postagem.

Muito obrigada!