domingo, 14 de outubro de 2012

PATRÍCIA


24 de Setembro de 2012

Há 27 anos, poucos dias após o teu nascimento, imobilizei-me ao lado do teu berço, a contemplar-te. Dormias serenamente. Um anjo desceu à Terra – disse para mim. Onde terá deixado as asas?
Com o decorrer do tempo, habituei-me a ver em ti, uma criança muito sensata e ponderada. Afligiam -me a disposição e a forma como irias enfrentar a vida.
Eras muito querida, inteligente e de raciocínio bastante objetivo, pronto a aconselhar os outros.
Durante a época estudantil, e em todos os percursos didáticos, revelaste ser sempre uma aluna exemplar, cumpridora e brilhante. Para mim, eras como uma pedra preciosa no amontoado de coisas quotidianas imprestáveis.
Cresceste. A joia virou diamante. E o desejo de independência e liberdade de ação fez com que respirasses outras atmosferas e palmilhasses outros caminhos.
Tinha chegado o momento de reaveres as tuas asas.
Apesar de não o parecer, a família seguiu os teus voos.
Não nego que muitas vezes fiquei apreensiva. Por experiência própria, tinha passado por mim o ardor da juventude, a ingenuidade de certos sentimentos, algumas desilusões e desgostos também.
A tua força e determinação fizeram com que sacudisses as asas, as alisasses metodicamente e te lançasses na descoberta de novos horizontes.
O que choraste, o que sofreste, as deceções que por ti passaram, não nos foram indiferentes. Mas a nossa esperança esteve sempre na tua fortaleza, na perspetiva, não despida de certo pessimismo, com que encaras o mundo que te cerca.
A caminhada continua. Atingiste mais uma etapa ambicionada. Podes orgulhar-te de possuir um bom marido, que te ama e é extremamente carinhoso e paciente contigo. Porque, diga-se de passagem, às vezes o “stress” apanha as tuas asas nas suas garras. Cria em ti a “fonte de Hipocrene”, revitalizadora e inspiradora mitológica da eterna juventude. É bom que mantenhas a juventude do espírito e a confiança no teu destino.
Quero finalizar esta mensagem com chave de ouro. A viagem do teu bebé. O teu sonho de ser mãe está à beira de se concretizar. Estás uma linda mulher e uma bela mulher-grávida. Serás uma excelente mãe. As tuas asas, agora mais desenvolvidas pela riqueza da experiência, transformaram-se em asas de águia.
Sirva esta metáfora para significar a tua estatura de mulher com M grande, exemplo de muitas mulheres que antes de o serem são filhas-modelo.
Quanto a mim, guardo religiosamente a imagem daquela figurinha delicada, de cabelos negros, dormindo tranquilamente no seu berço, calma, feliz, silenciosa, desafiando com a sua fragrância de bebé, as nuvens menos claras da existência humana e ensinando, sem o saber, que “tudo vale a pena se a alma não é pequena”.



6 comentários:

  1. A descrição perfeita da minha princesa linda. Obg mamã por estas magnificas palavras que enaltecem a força e A coragem da minha bebé grande. ADORO-TE Filhota! És o meu orgulho, a minha razão de viver!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temi, por momentos, que dissesse alguma frase menos cordata mas o muito amor que nutro pela Patrícia, leva-me a perceções felizes - ia a dizer sábias - sobre a personalidade forte desta jovem, futura mãe de família mas ainda com aquela face aveludada e fina, aquele ar tranquilamente sedutor e uma voz inconfundível.
      O nome “Patrícia” reporta-se aos romanos, a uma classe de nobre linhagem com dignidade ancestral nascida da realeza etrusca.
      Com isto, creio dizer tudo e concordar com o orgulho e o afeto que se tem por esta figura real vestida de fragrância etérea.

      Eliminar
  2. Obrigada pelas tuas palavras vovó! E obrigada por todo carinho e apoio que nos das, conforme podes.
    Um beijinho doce e um abraço bem apertadinho desta neta que te adora muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Me alegra não me ter enganado a teu respeito. O meu coração e o meu espírito irão acompanhar-te sempre. Que eles te deem a energia que por vezes desprezas em ti. Mais do que nunca tens uma razão forte para enfrentar o futuro e plantar uma flor em cada dia que passa. O teu bebé o exige.
      Quanto a mim, guardo as recordações de quando, muito criança ainda, me acompanhaste em Lisboa e nos divertimos. Jamais esqueço o teu sentido de orientação, a tua memória e a tua sensatez, virtudes que prosperaram em ti. Ânimo! Não deixes que se apague o teu archote olímpico.

      Eliminar
  3. E assim é a minha Patrícia. Forte, dura e muito lutadora. E, também, frágil, bela e cristalina.
    A vida tem sido mázinha para ti, mas tu és bem mais do que a vida pensa.
    Tu triunfarás.
    Amo-te.
    Bjs.
    Tia Eurídice

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na realidade, toda a pessoa triunfará, se souber escolher as melhores opções de acordo com o conhecimento que tem de si mesma. Se nos entregamos ao desespero, se nos subestimamos, se perdemos a esperança e, sobretudo, se nos esquecermos que tudo acontece no momento certo e que, por vezes, a nossa impaciência é que dificulta os acontecimentos, o sucesso pode tardar ou nunca aparecer. Lembremos: O dia segue-se à noite. Lembremos o ditado dos nossos sábios antepassados: “Depois da tempestade, a bonança”.

      Eliminar

Violar os Direitos de Autor é crime de acordo com a lei 9610/98 e está previsto pelo artigo 184 do Código Penal.

Por isso NÃO COPIE nenhum artigo deste blogue ou parte dele, sem dar os devidos créditos da autoria e sem colocar o link da postagem.

Muito obrigada!