terça-feira, 22 de maio de 2012

CLÁUDIO


(1971-2012)

Sempre fui da opinião que o momento mais belo da vida de uma mulher é aquele em que, num jorro de sangue, lança para o mundo um “fruto do seu ventre”.
Há quarenta e um anos, tive, pela quarta vez, essa magnífica experiência, ocorrida em casa, onde a par de um alvoroço discreto e duma expectativa ansiosa, eu sentia a ternura e a solicitude dos meus pais , das três filhotas perplexas e um tudo nada amedrontadas e do pai das minhas crianças, esse companheiro excepcional e amoroso, sempre presente.
Os tempos eram outros. D. Idalina, mulher de compleição física bastante forte, pacientemente, aguardava num cadeirão a chegada de novas contracções. A madrugada vinha longe e ninguém dormia, tal a excitação.
Minha mãe adorada, com imensa precaução, seguia os pedidos da parteira, pessoa recomendada pela minha médica ginecologista.
A criaturinha nasceu. Eu nem queria acreditar que fosse um rapaz.
- È! É, doutorinha! Olhe a pila! - insistiu a parteira, exibindo o bebé
Um estranho adormecimento envolveu todo o meu corpo. Senti-me como numa nuvem, leve e fluida, com uma deliciosa sensação de bem-estar e leveza, nunca dantes experimentada.
De repente, o punho fechado de D. Idalina socou o meu estômago, comprimindo-o com toda a força de que dispunha.
- Depressa, chamem uma ambulância! O roupão para a embrulhar!
- Deixe-a estar! Está tão sossegada!-ouvi minha mãe, meio indecisa, meio contrariada.
Minutos depois, tinha aos pés da cama o meu médico de família, em pijama, procurando na maleta os apetrechos para me aplicar uma injecção.
- Se isto não resultar, tem mesmo de ir ao hospital- disse ele, com aquele seu ar calmo, um tanto divertido.
A minha reacção foi imediata. Um arranque, um vómito que me pareceu revolver as entranhas e a onda negra afastava-se como uma ameaça macabra.
Entretanto, chegava a minha médica ginecologista. Aflito e andando de um lado para o outro como uma barata sem rumo mas aparentemente tranquilo, meu marido tinha apelado para aquela que, na falta de um, poderia salvar a situação.
A cena foi depois, hilariante.
Eu, relaxada sobre os lençóis, meia despida, de pernas abertas, escancaradamente ensanguentada, sentindo uma frescura que me sabia brisa primaveril, sem pudor, protagonista de um espectáculo nada edificante, enquanto os dois clínicos, recordavam os seus tempos de estudantes, as peripécias académicas e como lhes era gratificante terem voltado a encontrar-se, já no pleno uso das suas funções.
D. Idalina é que não perdeu a sua compostura ao ser elogiada pelo médico. Tinha dado banho ao pequerrucho, colocado o biberão nas mãos da avó para quem o gesto era familiar e grato e fora-se embora, já o sol rompia, para voltar à tarde.
Cláudio faz hoje 41 anos e é pai de duas garotas, Luana e Iolanda. A nostalgia do passado cruza-se com a esperança do futuro. E a dor com o amor são parceiros na escalada da montanha cujo cume devemos atingir.

2 comentários:

  1. Este meu irmão sempre deu água pela barba. Ainda minorca e já punha todos em pulgas.
    Eu amo-o muito.

    Eurídice

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgo que Cláudio deve valer muito para Deus, pois ia-me custando a vida. Creio que, vendo-se no meio de raparigas, se sentiu, sem razão, um pouco aparte.
      Foi muito mimado pelos avós e por uma tia, a célebre “tia Micas”, brincalhona e paciente, principalmente na hora das refeições.
      Apesar de rebelde, Cláudio nunca abriu a boca contra as irmãs, antes as defendeu sempre, tanto na adolescência como na idade adulta. Tem sempre uma desculpa para as vossas atitudes. Isso vale muito.
      Quanto à sua idiossincrasia, “quem se julga perfeito, que atire a primeira pedra”.
      Há mães que choram os seus filhos perdidos, sejam quais sejam as circunstâncias. Eu agradeço a Deus, diariamente, o dom de estar viva, de estarem vivos os meus filhos, netos e bisnetos.

      Pode amar-se uma pessoa. Mas o melhor, é expressar amor por ela. Não somos nada para julgar. E nada acontece por acaso. Apesar das divergências, louvo no teu irmão o seu espírito folgazão, divertido, solidário com o próximo e sempre otimista.

      No entanto, nas suas horas mais difíceis, adolescente ainda, eu não estive presente. Nas suas iniciativas, ninguém lhe deu o valor que elas representavam para ele.
      Porém, Deus escreve direito por linhas tortas.
      Quem sabe…um dia…
      Fica bem!

      Eliminar

Violar os Direitos de Autor é crime de acordo com a lei 9610/98 e está previsto pelo artigo 184 do Código Penal.

Por isso NÃO COPIE nenhum artigo deste blogue ou parte dele, sem dar os devidos créditos da autoria e sem colocar o link da postagem.

Muito obrigada!