quarta-feira, 20 de junho de 2018

SANTOS POPULARES


Vem de longe o hábito de festejar personalidades emblemáticas que se notabilizaram por qualquer rasgo pouco comum,
Atravessamos uma data em que isso se verifica pela evocação de figuras que percorreram o mundo para o evangelizar e em consequência disso pagaram com a vida o facto de arrastarem multidões sem, contudo, as converterem a um comportamento sério e discreto. Pelo contrário, são pretexto de celebrações festivas, arraiais, onde imperam a comida, a bebida e a música estimula os apetites.
Nunca percebi como pessoas que inspiraram aprumo, modéstia, circunspecção e se protegeram com grandes reservas emocionais induzem o povo a bailaricos, folclore e mergulhos desassombrados na gastronomia porque, como diz a canção, “o que se leva desta vida, é o que se come, o que se bebe e o que se brinca”…
Pedro, o mais carismático apóstolo de Cristo, mandado prender pelo imperador Nero, morre crucificado sobre uma fogueira e porque não se julga digno de ser sacrificado como o seu Senhor, exige que o preguem na cruz de cabeça para baixo.
João Baptista, do tempo de Herodes, é mandado por este que o degolem e a sua cabeça seja apresentada numa bandeja numa corte onde a luxúria e as orgias eram o prato habitual das diversões.
António de Pádua - ou de Lisboa, se quiserem,- teólogo, pensador profundo taumaturgo brilhante e confessor da Igreja.
Não venham com religiosidades nem falsas devoções pois se estes santos, pela virtude e pelo pensamento inspiram folias e divertimentos é porque o povo se impregnou daqueles ventos de paganismo vindos de outros tempos e doutros espíritos idólatras.
Os ídolos ou imagens de escultura não diferem dos ícones da antiguidade. Um desesperado que tenha fé numa pedra e acreditar que sobrevive à negativa energia que há em si, vai na onda do seu egocentrismo e sucumbe. Por isso, o próximo, que devemos amar como a nós mesmos, constitui-se a nossa salvação-libertação.
Como a nós mesmos…Mas alguém se ama a si mesmo, de verdade? 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Violar os Direitos de Autor é crime de acordo com a lei 9610/98 e está previsto pelo artigo 184 do Código Penal.

Por isso NÃO COPIE nenhum artigo deste blogue ou parte dele, sem dar os devidos créditos da autoria e sem colocar o link da postagem.

Muito obrigada!