sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Máscaras


Bruno Filipe tem seis anos,
Escolheu fantasiar-se de Zorro.
Perguntei-lhe porque elegera aquela personagem para participar no Carnaval. Respondeu-me:
- O Zorro castigava os que faziam mal.
David Miguel optou por se vestir de polícia.
Fiz—lhe a mesma pergunta.
Com os seus cinco anos bem determinados, esclareceu-me:
- Para prender os ladrões.
O sentimento instintivo de justiça nas crianças - é bom notar – manifesta-se em toda a vivência do seu quotidiano e o Carnaval apela para fazer de conta” quando a realidade impede a realização do melhor propósito.
Os adultos recreiam-se nas figuras coloridas dos pequenos e os jovens encontram formas de diversão com os adereços brilhantes, fingindo a personagem preferida. Por pouco tempo se é o que não é.
Eu pergunto-me se o Carnaval é um disfarce do mundo que se gostaria de viver, dos desejos recalcados, ou simplesmente uma sátira aos costumes hodiernos ou, mais fútil ainda, um modo único de divertimento; mais um pretexto de diversão, de fuga momentânea aos problemas ou ainda a nudez dos preconceitos, “ninguém leva a mal”, nem a máscara sob a qual se oculta o rosto de uma personalidade.
 É quase uma virtude quando a máscara serve para se observar sem ser notado. E com essa descoberta se aprende a ser justo.
Apesar da controvérsia que o Carnaval exige, conclui-se que a sua utilidade e interesse resultam de da possibilidade de distracção e esquecimento do carnaval de todos os dias, onde as máscaras se sucedem, decoradas de mentiras e falsidades. Atravessamos um tempo em que todos enganam o outro quando se não enganam a si próprios.
Por isso, afastando o ridículo em que o Carnaval se transfigura num cruzamento de acidentes e incidentes deploráveis, saudemos o Carnaval de 2018 na imagem infantil que interpreta a sua fantasia com toda a fidelidade do seu Temperamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Violar os Direitos de Autor é crime de acordo com a lei 9610/98 e está previsto pelo artigo 184 do Código Penal.

Por isso NÃO COPIE nenhum artigo deste blogue ou parte dele, sem dar os devidos créditos da autoria e sem colocar o link da postagem.

Muito obrigada!