quinta-feira, 8 de março de 2012

PORQUE CRIEI O MEU BLOG


À memória de meus pais
Alzira e Manuel

e

Em homenagem a meus filhos
Eurídice, Florbela, Alexandra, Cláudio  e  Yolanda


PORQUE CRIEI O MEU BLOG

Iniciei-me na escrita aos 12 anos, estimulada pelo meu professor de Português que dava a disciplina ao tempo designada por Língua, História e Pátria.
As minhas redações eram sempre lidas em voz alta e era muito divertido quando me pediam para escolher o título da composição para a próxima aula.
Foi depois de "Alarme na Capoeira" e "Duas Espadas Cruzadas", que o Dr. Adelino Pedrosa Veríssimo me sugeriu que experimentasse fazer poesia. Tempo depois, concorri aos Jogos Florais da Tertúlia Edípica de Peniche e me distinguiram na modalidade de poesia infantil, com o poema "A Boneca".
Foi o mergulho decisivo neste mar imenso das palavras e da música que elas trazem consigo.
Com as novelas "Deus Não Dorme" e "Paisagem Beirã", redigida em Alvarelhos, Beira Alta, descobri que escrever era a minha segunda natureza. E não mais parei.
Como escrevo por prazer e não para ser conhecida e, por outro lado, como nunca reuni recursos financeiros para custear as minhas próprias edições, ou talvez porque não acreditasse muito no valor que me atribuíam, deixei tudo ao acaso, colaborando em jornais e revistas, nacionais e estrangeiras. Algumas épocas da minha existência revelam a minha parte integrante em antologias e coletâneas literárias. Oportunamente, na medida do seu interesse e respeitando a ordem cronológica registarei algumas produções, especialmente as premiadas.
Devo a minha filha Florbela, a sugestão do blog para que se propagasse não só o que já saiu a lume como o inédito.
E aqui está a razão do blog, este florido e perfumado caramanchão onde arde e crepita a chama que desejo PARTILHAR com quem por esta estrada passar e se detiver para apreciar e comentar.
Continuarei a inspirar-me nas experiências da minha vida, rica, intensa, sempre rodeada de personagens fantásticas, plenas de originalidade.

O blog, creio eu, e foi com esse objetivo que a ideia me agradou, servirá para comunicar, travar diálogo, ouvir, auscultar opiniões.
Nessa expectativa vos saúdo com duas frases que sempre me acompanharam, pelo seu profundo significado:

A união faz a força – de fabulista grego anónimo, do séc. VI a.C.
As flores só florescem bem nos jardins daqueles que as amam – de John Ruskin


A primeira constituía a legenda de um quadro pregado na parede da sala onde estavam instaladas as quatro classes da instrução primária na escola que frequentei dos 6 aos 9 anos. A minha carteira localizava-se mesmo em frente da pintura e eu era obrigada a lê-la todos os dias.
A segunda serviu de introdução ao meu livro de poesia ao qual dei o título deste blog.
Por agora é tudo.

Amigo, se vens por bem, sê benvindo!


8 comentários:

  1. Muito interessante todo o seu conteúdo. Gostei muito. Gostaria de me registar mas através de outra rede social ou do hotmail, por exemplo.
    Bem hajas, minha talentosa mãe! Bjinhos tua filha Yo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é minha filha. Tu também és talentosa e tens muitos atributos. E transmitires aos teus filhos os valores reais dos teus antepassados - o presente aprende muito com o passado e com base na aprendizagem de ontem, constroem-se os alicerces morais do futuro.

      Para se registar basta abrir uma conta no Google com o seu endereço de email (neste caso do Hotmail).

      Eliminar
  2. Olá! Florbela fez muito bem em lhe aconselhar a fazer esse blog! Estou adorando ler cada postagem sua. Primeiro por que Florbela é uma pessoa que eu admiro muito e segundo por que não pretendo partir desse mundo sem conhecer a terra natal de meus avós. Cresci ouvindo histórias de Portugal e ler suas postagens me fez lembrar da maneira como minha avó falava.
    Obrigada e boa sorte com o Blog! Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, minha amiga, pelas suas palavras, servirão de incentivo para continuar este convívio onde penso vir a encontrá-la mais vezes.
      Sim, Florbela é um amor de pessoa, muito sensível e solidária.
      Fique bem. Fique com a certeza de que um dia virá conhecer a terra de seus antepassados, “Este Jardim à Beira Mar Plantado”. Mas só jardim!
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Acabei de ler todas as reflexões e todos os aniversários. Fiz alguns comentários, mas no geral adorei ler toda a tua escrita. Era bom que o povo abrisse os horizontes, pois cada vez mais é absorvido pela falsa felicidade que traz o consumismo e materialismo que a sociedade já nem impõe, apenas disponibiliza a um preço muito elevado, quer em moeda, quer em qualidade de vida.
    Continuarei seguindo o teu blogue, mamã adorada.
    Yo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto-me um tanto desapontada. Sim, criei este blog para fazer participar as pessoas que me leem num diálogo construtivo e aberto. Tenho esperança que o número dos comentaristas aumentará. Sei que gostam do que digo, mas eu espero o debate, a crítica. Também afirmam “ter falta de tempo”. Mas havia um filósofo que dizia: “Há sempre tempo para aquilo que verdadeiramente se quer”. Adorei os teus comentários. São fruto de uma semente que plantei. Fica bem, minha heroína!

      Eliminar
  4. Passei por cá para ler mais umas coisitas, porem so tive tempinho para reler... iihihih
    Obrigada pelas respostas aos meus comentários, mamy!!
    Até breve :D
    Beijinho
    Yo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se fosses arejar as ideias? O “tempinho” tornar-se-á em “tempão”. Beijinhos!

      Eliminar

Violar os Direitos de Autor é crime de acordo com a lei 9610/98 e está previsto pelo artigo 184 do Código Penal.

Por isso NÃO COPIE nenhum artigo deste blogue ou parte dele, sem dar os devidos créditos da autoria e sem colocar o link da postagem.

Muito obrigada!